Hóquei Subaquático

Dificuldade Normal
Limite de participante
Treinadores

O Hóquei subaquático foi inventado em 1954 em Inglaterra por Alain Blake com o intuito de entreter os mergulhadores na altura do inverno. Inicialmente chamado ”Octopush”, o Hóquei subaquático ao longo dos anos foi sofrendo modificações a nível de equipamento,número de jogadores e outros factores decisivos para torna-lo na modalidade internacional que é hoje em dia.

Hoje em dia é praticado em quase todos os países da Europa com destaque para o Reino Unido, França, Holanda que são as maiores potências, a nível Mundial temos países como África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Estados Unidos da América e Canada.

Em Portugal a modalidade existe oficialmente desde 2007, tendo ocorrido experiências prévias a esta data mas só em 2007 foi criado o primeiro clube oficial de Hóquei Subaquático.

Regras:

O Hóquei Subaquático joga-se numa piscina  que tenha as dimensões entre 20-25 metros de comprimento e 12-15 metros de largura, devem ter uma profundidade mínima de 1.80 m (mínimo para competições oficiais, para treinos qualquer piscina pode ser utilizada) e máxima de 3.65m desde que a inclinação máxima não exceda os 10%, o ideal será de 2.20m de profundidade constante.

As equipas são constituídas por 6 atletas e mais 4 suplentes sendo as substituições ilimitadas. Nas extremidades da piscina estão colocadas no fundo uma baliza com 3m de comprimento e 18 cm de largura onde devemos introduzir o disco (1.3kg de chumbo revestido de borracha) na calha da baliza.

Para informações relativas à modalidade, por favor entre em contacto com o professor responsável:

Prof. António Silva:
antoniosilva@clubezupper.pt

"O homem sonha, a obra nasce".
Este sempre foi o nosso lema. Desde o nascimento do clube, a 17 de setembro de 2010, pelas 15:30.

logo zupper

Testemunhos

Já sou sócio do clube praticamente desde a sua fundação. Muito satisfeito!

Miguel Barros

Para além de corrida, participo também nos eventos de trail. Motivação não falta! :)

Rita Portela