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Trail

Trail

60

Minutos

Dificuldade Médio
Limite de participante
200
Treinadores

O Trail é uma corrida realizada em percursos de natureza com diferentes níveis de dificuldade que poderão variar consoante os terrenos: montanha, planície, …
Todas estas experiências geram emoções positivas e uma sensação de equilíbrio entre corpo e a natureza durante o trail.

Benefícios Físicos

O trail realizado regularmente melhora a aptidão cardio-respiratória. As variações de temperatura, altitude, humidade e vento são alguns dos fatores externos que dificultam a prestação do praticante.
A climatização do corpo ao ambiente físico melhora a sua prestação e a sua capacidade respiratória ao nível alveolar e pulmonar, bem como os gradientes de pressão e temperatura corporal.

Benefícios Técnicos

Vários estudos mostram que correr em terreno irregular faz com que realize uma passada mais curta e rápida e que se apoie mais no terço anterior do pé do que no calcanhar. Estes ajustes são úteis quando se corre em qualquer superfície ou se caminha na cidade. Passos mais curtos, uma maior cadência e alterações no apoio do pé requerem menos energia e permitem uma aceleração mais rápida do que se utilizássemos o calcanhar em passos mais largos.

Benefícios Psicológicos

Tão importante quanto os benefícios físicos, correr num trail é relaxar mentalmente. Ao correr nas pistas certamente bate o asfalto da cidade e, quando corre na mata, existe menos stress acerca do seu tempo e ritmo. Ela permite que aproveite a sua corrida, o que é um componente importante para manter a consistência na sua formação ao longo do tempo.

As lesões são uma constante para qualquer atleta ou corredor casuístico, por exemplo, o piso do trail é muito mais suave do que o asfalto ou betão que encontra quando corre pela cidade. Superfícies mais suaves significam menos lesões, não só devido às menores forças de impacto, mas também porque acumula mais força nos músculos que ajudam a estabilizar as pernas. Estes músculos ajudam a absorver forças de impacto e dar mais apoio – não importa em que superfície corra – e isso pode resultar em menos lesões.

Benefícios para Atletas e Maratonistas

Para todos os atletas, corredores de maratonas ou praticantes assíduos em provas e que estão mais preocupados com melhorar os seus tempos, o trail pode torná-lo mais rápido. Isto porque a maior parte do trail envolve várias inclinações. Correr em superfícies mais inclinadas fá-lo mais forte e é realmente a forma mais eficiente de treino Fitness de força para os corredores, uma vez que usa todos os músculos quando corre em superfícies planas e constrói uma força maior devido ao aumento da resistência em superfícies inclinadas. Muitas vezes, os atletas recorrem a baston devido à elevada inclinação das subidas, o que também ajuda ao treino dos membros superiores.

Para informações relativas à modalidade, por favor entre em contacto com o professor responsável:

Prof. Paulo Silva:
+351 911 111 111
paulosilva@clubezupper.pt

"O homem sonha, a obra nasce".
Este sempre foi o nosso lema. Desde o nascimento do clube, a 17 de setembro de 2010, pelas 15:30.

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Testemunhos

Já sou sócio do clube praticamente desde a sua fundação. Muito satisfeito!

Miguel Barros

Para além de corrida, participo também nos eventos de trail. Motivação não falta! :)

Rita Portela
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