Loading...
Triatlo

Triatlo

1000 kcal queimadas
75

Minutos

Dificuldade Médio
Limite de participante
100
Treinadores

Triathlon é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é, de forma geral, aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, respeitando essa ordem, e sem interrupção entre as modalidades.

Pode dizer-se que o triatlo moderno surgiu no San Diego Track Club, na década de 1970. A primeira grande competição de triatlo, entretanto, foi o Ironman Triathlon, organizado em 1978 no Havai, hoje considerado a “catedral” da modalidade. Naquela altura, a competição foi organizada com o intuito de esclarecer qual dos atletas (nadador, ciclista ou corredor) era o que tinha melhor preparação física e maior resistência. Era uma competição genuinamente individual, na qual não era permitida interação entre atletas. Não era permitida a prática conhecida como vácuo (ou seja, redução da resistência aerodinâmica até 30%, conseguida pelo atleta que se posiciona atrás de outro) durante a etapa de ciclismo.

A modalidade estreou-se nos Jogos Olímpicos no ano 2000, depois de sofrer algumas modificações estabelecidas pela União Internacional de Triatlo (ITU), fundada em 1989. Tais modificações, aplicadas com o fim de tornar a modalidade mais atrativa ao público, alteraram consideravelmente a dinâmica da prova e afastaram-na dos princípios que guiaram o nascimento da modalidade: as modificações aproximaram esta modalidade de requisitos necessários para ingressar no âmbito dos desportos olímpicos. Algumas das alterações mais importantes para que o triatlo se tornasse num desporto olímpico dizem respeito aos uniformes e à exposição de logo-marcas de patrocinadores nos uniformes dos atletas. Nos Jogos Olímpicos os países podem, de acordo com critérios de desempenho, enviar no máximo três atletas tanto no masculino, quanto no feminino, que farão parte de uma mesma seleção dos seus países.

A 1ª prova de Triatlo em Portugal foi organizada pela Câmara Municipal de Peniche a 15 de agosto de 1984, sob proposta de Paulo Cavaleiro, que havia tomado contacto com a modalidade nos EUA. A prova consistiu nos 400 m de natação, 17 km de ciclismo e 8 km de corrida a pé. Participaram 30 atletas, dos quais se destacaram o então nadador do Sporting, Paulo Carvalho, que viria a ganhar a prova; o triplo-saltador do Benfica, Orlando Fernandes; e o marchador Paulo Alves, ainda hoje praticante e atual Diretor Técnico Nacional da Federação de Triatlo de Portugal. No ano seguinte, e de uma forma mais organizada, com outros apoios financeiros, realizou-se o 1º Triatlo de Cascais, que contou com a participação de mais de uma centena de atletas e que constituiu o arranque definitivo da modalidade no nosso país.

Em 1987 foi criada a Associação Portuguesa de Triatlo, que coordenava um calendário nacional constituído por nove provas. Em 1988, e com o segmento de natação a disputar-se na Barragem da Aguieira, realizou-se com a participação de 22 atletas o 1° Triatlo Longo em Portugal e também a 1° Taça de Portugal. As seleções nacionais surgem pela primeira vez e participam nos Campeonatos Europeus, organizados pela Federação Europeia (ETU – European Triathlon Union). Em 1989 foi fundada a FTP (Federação de Triatlo de Portugal), extinguindo-se a APT. Em 1990 o Campeonato Nacional passou a ser constituído por 5 provas pontuáveis das 20 que constituíam o calendário da FTP. Em 1992, com as verbas atribuídas pelo ministério da tutela, a FTP adquiriu equipamentos já compatíveis com as grandes realizações.

Para informações relativas à modalidade, por favor entre em contacto com o professor responsável:

Prof. João Ramos:
+351 911 111 111
joaoramos@clubezupper.pt

"O homem sonha, a obra nasce".
Este sempre foi o nosso lema. Desde o nascimento do clube, a 17 de setembro de 2010, pelas 15:30.

logo zupper

Testemunhos

Já sou sócio do clube praticamente desde a sua fundação. Muito satisfeito!

Miguel Barros

Para além de corrida, participo também nos eventos de trail. Motivação não falta! :)

Rita Portela
>
Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Multigrafic © 2017